Conheça a escola

Saiba mais sobre nossa história, metodologias e estrutura.

Hoje somos uma família, mas não foi sempre assim.

Começamos como um pequeno sonho no coração da sra. Edjane Guedes, que desejava ardentemente transformar vidas através do aprendizado de qualidade, sólido, que atravessasse gerações.

Os pequenos começos são imprescindíveis, por isso, por muitos anos nosso foco principal foi oferecer uma Educação Infantil com primor. Alcançamos vidas e corações, transformamos e fomos transformados numa instigante sinergia com a sociedade ao nosso redor.

Tudo isso nos deu forças para buscar novos horizontes e inaugurarmos turmas para o Ensino Fundamental. Um novo ciclo se iniciava, a antiga Escola Santa Rita deu lugar a Escola Educar, muito mais robusta e arrojada, pronta para os desafios da modernidade.

Atualmente, operamos em todos os segmentos, caminhando junto com nossos alunos, desde as primeiras atividades até as portas da universidade, sedimentando nas mentes e corações a excelência pedagógica com as virtudes cristãs.

Missão

Buscamos a excelência no ensino e no desenvolvimento dos alunos, mediante a formação humana integral. Tornando-os sábios agentes transformadores do meio em que estão inseridos, exercendo com consciência e compromisso a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Filosofia

Concentramos esforços na transmissão da educação cristã, instruindo o desenvolvimento das virtudes do caráter e da prática da solidariedade.

A formação do educando deve ultrapassar a si mesmo, alcançando o próximo, independentemente do credo, da raça, da orientação política e cultural. Integralizando e contextualizando a educação para a cidadania e para a convivência.

Proposta de Trabalho

A Proposta Pedagógica da Escola Educar está baseada nos princípios éticos, políticos e sociais, amparada pelos PCN’s – Parâmetros Curriculares Nacionais, Pilares Básicos da Educação e na BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

Atuamos junto ao aluno, individualizando o atendimento e criando condições para o acompanhamento do seu desempenho de forma conjunta: escola – família – aluno.

Nossa Proposta Pedagógica têm os seguintes aspectos como eixos norteadores:

O aluno construindo seu conhecimento.

O primeiro passo está em reconhecer o aluno como sujeito da ação pedagógica. Ele precisa interagir com o conhecimento, para que este tenha um sinal significativo para a sua vida e formação.

O conhecimento concebido como processo social.

Conhecimento é propriedade da humanidade, pois foi desenvolvido para ela. A escola é um lugar privilegiado para a vivência das relações que constituem a base da vida social.

Aulas Interativas e motivacionais.

É preciso sensibilizar o aluno para as atividades que correspondam ao seu interesse, partindo do seu conhecimento a respeito do tema. Nesse sentido, a aula passa a ser a oportunidade de organizar sua interação como conteúdo, para que ele possa ir construindo seu novo conhecimento e sistematizá-lo ao final do processo.

Interdisciplinaridade para combater a fragmentação educativa.

O engajamento da equipe busca concretizar essa nova forma de ensinar por meio de ação, reflexão e treinamento. Na escola, interdisciplinaridade se prática, se vivência.

A escola compromissada com a realidade.

Proporcionando ao aluno uma educação contextualizada, com temas atuais, experiências vividas e direcionamento.

O objetivo da Escola Educar, em respeito à ação criativa, é despertar os alunos para o ato de pensar, de descobrir ideias, a partir do conhecimento da realidade e da ética, propondo um processo de educação como exercício de liberdade, de expressão e de responsabilidade social. Disso, resulta um ensino contextualizado, no qual os conteúdos curriculares adquirem significados, importância e interesse real para nossos alunos.

Nossa Proposta Pedagógica faz a diferença para o crescimento e desenvolvimento dos alunos, prepara-os para participar de forma ativa em sala de aula e na sociedade, estimula e desenvolve o protagonismo, respeita as diferenças, enxerga o aluno em seus aspectos: corpo - mente - espírito, prima pela qualidade da ação pedagógica, adota metodologias ativas, experimentação, resolução de problemas e circulação do máximo de informações em conformidade com a realidade do aluno.

ESCOLHA A OPÇÃO DESEJADA PARA EMITIR O BOLETO

EDUCAÇÃO INFANTIL OU